Será no dia 26/03, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, a homenagem realizada todos os anos aos pioneiros de Toledo. A programação alusiva ao 24º Encontro dos Pioneiros de Toledo incluirá um almoço e apresentações culturais com a participação de artistas de Toledo. Poderão participar do evento os pioneiros já cadastrados no Museu e que vieram a Toledo no período de 1947 a 1954.
HISTÓRIA
No dia 27 de março de 1946 chegou a primeira caravana de desbravadores ao município de Toledo, instalando-se às margens do rio Toledo, onde está localizado hoje o Parque dos Pioneiros. Aproveitando a proximidade com a água, os desbravadores montaram acampamento no local e ali mesmo construíram as primeiras casas. A primeira leva de desbravadores, comandada pelo pioneiro Zulmiro Antônio Ruaro, considerado fundador de Toledo, era formada por 14 homens, vindos de São Marcos, no Rio Grande do Sul. Em um caminhão, eles levaram 38 dias para chegar a Toledo, oito dos quais de Toledo a Cascavel, onde vieram percorrendo a linha telegráfica, abrindo picada na mata.
Zulmiro Ruaro era irmão de Alfredo Paschoal Ruaro, diretor da Colonizadora Maripá, que comprou a Fazenda Britânia, uma enorme colônia de terras, que deu origem a Toledo e outros municípios da região, como Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Maripá, entre outros. A Fazenda Britânia era uma vasta colônia de terras, que se estendia até o rio Paraná, entre outras confrontações, desabitada. Na região, antes da colonização, as áreas eram aproveitadas para a exploração da erva mate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário