Academia de Letras de Toledo

08/11/11
 
Câmara Municipal congratula-se com a Academia de Letras de Toledo

A Câmara Municipal de Toledo, pela unanimidade de seus 11 vereadores, na sessão ordinária de segunda-feira, sete de novembro, congratulou-se com a criação e oficialização da Academia de Letras de Toledo (ALT).
No requerimento, de nº 342/2011, os parlamentares solicitaram o registro nos anais da Casa de Leis de voto de louvor pela instalação oficial da instituição, em 29 de outubro último.
“A instalação oficial e posse dos acadêmicos fundadores e dirigentes da ALT, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, de Toledo, com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais, delegações de outras academias do Estado e padrinhos, familiares e convidados especiais dos novos imortais, foi um momento histórico para a cultura, especialmente à literatura do município e região”, destacaram os vereadores.
“Criada em 20 de junho de 2011, a ALT empossou 22 acadêmicos e dirigentes com vestimenta da pelerine, entrega de diplomas, juramento solene, manifestação do orador, concessão de títulos de associados beneméritos , homenagens a visitantes, exposição de livros e poemas , pronunciamentos oficiais e jantar de confraternização”, prosseguiu o requerimento.
A proposição também destacou a composição da direção, liderada pelo presidente Bruno Marcos Radunz, e a relação dos imortais e seus respectivos patronos e padrinhos, acrescentando que “cumprimentamos a diretoria e todos os componentes da ALT, com parte do discurso de Machado de Assis, proferido no dia 20 de julho de 1897, na Academia Brasileira de Letras (ABL): ‘Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam aos seus e a vossa obra seja contada entre sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira’”.
“Por esses e outros motivos, não menos importantes que os citados, estendemos este voto de louvor a todos os que fazem parte dessa conceituada Academia, e que dão a certeza á sociedade toledana de seus conhecimentos literários com qualidade e certeza”, finalizou o requerimento. Assinaram a proposição os vereadores Adelar Holsbach, Ademar Dorfschimdt, Adriano Remonti, Eudes Dallagnol, Expedito Ferreira, João Martins, Leoclides Bisognin, Luís Fritzen, Paulo dos Santos, Renato Reimann e Rogério Massing.

___________________________


Academia de Letras de Toledo é instalada em sessão solene

Em noite memorável para a cultura local e regional, a Academia de Letras de Toledo (ALT), foi instalada no sábado, 29 de outubro, em sessão solene que reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades, delegações de academias de letras e artes de todo Estado, padrinhos, familiares e convidados dos acadêmicos.
O evento aconteceu no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, com participação do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prefeito José Carlos Schiavinato, deputado federal Dilceu Sperafico, deputado estadual Duílio Genari, presidente da Câmara Municipal, vereador Adelar Holsbach, e chefe do Núcleo Regional de Educação, Léo Inácio Anschau, entre outras autoridades.
A sessão foi aberta com a posse formal dos primeiros 22 acadêmicos, dos quais 12 também fundadores da instituição, com vestimenta de pelerine pelos padrinhos e/ou madrinhas, entrega de diplomas, assinatura de termo de posse e cumprimentos das autoridades, familiares e convidados.
Em seguida houve o juramento solene a cargo da acadêmica Edy das Graças Braun e pronunciamento do orador, acadêmico Miguel Campos Sepúlveda. Após, foi empossada a 1ª diretoria efetiva da ALT, com mandato de um ano e 18 cargos ocupados por acadêmicos eleitos pelos colegas imortais.
Antonio de Jesus (ACL) conduz cerimônia
O comando da cerimônia, até então com o presidente da entidade madrinha, a Academia Cascavelense de Letras (ACL), Antonio de Jesus, como manda a tradição, foi assumido pelo 1º presidente efetivo, acadêmico Bruno Marcos Radunz, para sua 1ª manifestação pública sobre propostas da gestão e metas da instituição.
O ato seguinte foi a entrega de títulos e diplomas de Associados Beneméritos ao prefeito Schiavinato, deputado Sperafico, secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche de Souza e, secretário municipal de Comunicação Social, Victor Beal Filho, em reconhecimento ao apoio recebido dos homenageados, desde antes da fundação da ALT.
A instituição, igualmente por decisão unânime de seus integrantes, também entregou título e diploma de Associado Correspondente ao presidente da ACL, Antonio de Jesus, como agradecimento ao respaldo burocrático e jurídico oferecido à constituição da entidade toledana.
Falando a seguir, o deputado Sperafico prometeu prosseguir apoiando a consolidação e atividades da ALT, o secretário Viapiana transmitiu mensagem de congratulações e apoio do governador Beto Richa, e o prefeito Schiavinato assegurou pelo menos uma cadeira à instituição, na reformulação do Conselho Municipal de Cultura.
“Toledo que já detinha a condição de Capital da Cultura do Oeste com a Casa da Cultura, Praça da Cultura, Teatro Municipal, Centros Culturais, Virada Cultural, Festin, Bibliotecas Públicas, incluindo unidades livres, Feira da Leitura, Concurso de Contos Paulo Leminski, Saraus de Poesia e tantas outras iniciativas, vai ainda mais longe com a Academia de Letras”, disse o prefeito.
O deputado estadual Duílio Genari, por sua vez, propôs registro nos Anais e voto de louvor da Assembléia Legislativa para a instalação da ALT.“Trata-se de acontecimento histórico, merecedor de registro e comemoração de toda a comunidade de Toledo e do Paraná”, escreveu o parlamentar na justificativa da proposição.
“A Assembléia se associa às comemorações, se congratula e parabeniza o abnegado grupo de escritores e poetas pela louvável, corajosa e oportuna demonstração de comprometimento com a linguagem e crescimento cultural do município e região. Apresentamos nossa admiração pela iniciativa e ousadia, que significa a consolidação de Toledo como Capital da Cultura do Oeste do Estado e um dos municípios mais desenvolvidos do País”, finalizou Duílio.
A sessão solene foi encerrada com exposição de livros, distribuição de poemas de acadêmicos e jantar de confraternização, com dirigentes de 11 academias de letras, artes e ciências do Paraná destacando que a ALT já nasceu como uma das mais respeitadas instituições do Estado, graças à sua organização e força de mobilização, demonstradas na noite de sábado.
Criada em 20 de junho de 2011, a ALT é instituição apartidária, independente, democrática e desvinculada de interesses ideológicos, classistas, pessoais, raciais, religiosos e econômicos, entre outros. Entre suas finalidades estão o cultivo, estudo, preservação e divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico.
A ALT reúne escritores, poetas, professores, jornalistas, intelectuais e apreciadores da literatura e cultura em geral, da cidade e municípios vizinhos e apóia e participa de iniciativas destinadas ao desenvolvimento cultural e social do município e região, através da edição de publicações, organização de eventos e promoção da obra dos acadêmicos.
O brasão da ALT tem as cores verde, preta, vermelha e dourada e seu lema é “Lectio Humanitatem Gerit”, que em Latim significa Leitura Gera Humanidade. A cadeira acadêmica é considerada prêmio para a produção e/ou bagagem literária ou artística diferenciada e de conhecimento público de seu titular.
A criação da ALT contou com apoio decisivo do Clube da Poesia de Toledo, pois a formalização da instituição estava entre suas metas desde a fundação, em 27 de agosto de 2007. O clube hoje conta com participação de mais de 50 poetas de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.
As primeiras reuniões da ALT foram realizadas na Casa da Cultura , mas em agosto último a entidade fixou sede na Galeria Cultural e Esportiva de Toledo, dividindo espaço com a Associação Esportiva e Cultural Ouro e Prata, o que lhe permite a ampliação de atividades, como na realização de cursos, oficinas, mostras e palestras sobre literatura.

Comissão Provisória
Desde cinco de julho último, a instituição vinha sendo administrada por Comissão Provisória de Constituição, que neste período elaborou e aprovou Estatuto Social. Regimento Interno, brasão, lema, acadêmicos fundadores da entidade e de suas primeiras 22 cadeiras e elegeu a primeira diretoria efetiva. Para isso, buscou e obteve orientação e apoio da entidade madrinha, ACL, de Cascavel.
A Comissão Provisória teve a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz ; vice-presidente, Antonio Ruiz Marques; secretária, Neida John Pitt; tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro. A Comissão Especial de Organização da Cerimônia de Instalação da ALT foi presidida por Luiz Alberto Martins da Costa e integrada por Helga Ivoní Viezzer e Lucrecia Welter Ribeiro.

Primeira diretoria
Eleita em 17 de outubro de 2011 e empossa formalmente no sábado, a 1ª diretora efetiva da ALT, com mandato de um ano, tem a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz; 1º vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa; 2ª vice-presidente, Helga Ivoní Viezzer; 1ª secretária, Neida John Pitt; 2ª secretária, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; 1ª tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro; 2ª tesoureira, Luiza de Sá Moreira; conselheiros de Ética titulares, Vítor Beal, Antonio Ruiz Marques e Valdir José Pagliarini; conselheiros de Ética suplentes, Luiz Carlos Salami, Marcelo Grondin Nadon e Moema Viezzer; oradores, Miguel Campos Sepúlveda e Pitágoras da Silva Barros; declamadoras, Edy das Graças Braun e Malgarete Justina Frasson; e diretor de Biblioteca, Lucas Felipe Batista Bispo.

Cadeiras e fundadores
São os seguintes, o 22 acadêmicos fundadores da ALT: Cadeira 1, Lucas Felipe Batista Bispo; Cadeira 2, Antonio Ruiz Marques; Cadeira 3, Pitágoras da Silva Barros; Cadeira 4, Bruno Marcos Radunz; Cadeira 5, Luiz Alberto Martins da Costa; Cadeira 6, Vítor Beal; Cadeira 7,Valdir José Pagliarini; Cadeira 8, Helga Ivoní Viezzer; Cadeira 9, Miguel Campos Sepúlveda,; Cadeira 10, Neida John Pitt; Cadeira 11, Edy das Graças Braun; Cadeira 12, Rubens Bragagnollo; Cadeira 13, Ana Welter; Cadeira 14, Míriam Krenczynski; Cadeira 15, Luiz Carlos Salamí; Cadeira 16, Ondy Hélio Niederauer; Cadeira 17, Lucrecia Welter Ribeiro; Cadeira 18, Marcelo Grondin Nadon; Cadeira 19, Moema Libera Viezzer; Cadeira 20, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; Cadeira 21, Malgarete Justina Frasson; e Cadeira 22, Luiza de Sá Moreira.

________________________


O Blog do Jornalista Paulo Weber Junior recebeu, e agradece muitíssimo, a deferência pela divulgação da instalação da Academia de Letras de Toledo, conforme segue:


Academia de Letras de Toledo (ALT)
Toledo, Paraná, 1º de novembro de 2011.
Prezados (as) Senhores (as):
Contando com apoio incondicional de autoridades, entidades, lideranças, empresas, veículos e profissionais de Comunicação Social, da cidade e região, e comprometimento efetivo de todos os seus membros, a Academia de Letras de Toledo (ALT), realizou sessão solene de instalação, em 29 de outubro, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, com repercussão altamente positiva nos meios culturais, políticos e sociais de todo o Paraná.
Graças à verdadeira mobilização comunitária, considerada inédita pelas delegações visitantes, o evento superou expectativas e a ALT nasceu gozando de respeito e admiração da atividade cultural toledana e paranaense, como destacaram autoridades presentes, como o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prefeito José Carlos Schiavinato, deputado federal Dilceu Sperafico e deputado estadual Duílio Genari.
Estamos conscientes das responsabilidades decorrentes dessa arrancada bem sucedida e depois de dividir os benefícios da vitória com todos aqueles que contribuíram para sua conquista, desejamos igualmente continuar repartindo com Vossas Senhorias as estratégias, propostas e tarefas de zelar, engrandecer, honrar e divulgar cada vez mais o bom nome de Toledo e dos toledanos.
Com o apoio recebido de Vossas Senhorias e a consciência da necessidade de preservar e valorizar a literatura e o talento de Toledo e do Oeste no cenário estadual, acreditamos haver alcançado o objetivo inicial e convidamos a todos para prosseguir enfrentando os novos desafios da longa e nem sempre bem pavimentada caminhada cultural.
Sendo assim, junto com nossos agradecimentos pelo respaldo nos garantido, destacamos nossa disponibilidade para manutenção e fortalecimento das atuais e formação de novas parcerias, voltadas ao desenvolvimento econômico, cultural e humano de Toledo e do Oeste do Paraná.

Saudações acadêmicas.
Acadêmico Bruno Marcos RadunzPresidente da ALT

Acadêmico Luiz Alberto Martins da CostaPresidente da Comissão Especial de Organização da Sessão Solene e 1º Vice-Presidente da ALT

 _______________________________


ALT será instalada neste dia 29 de outubro

Criada em 20 de junho de 2011, a Academia de Letras de Toledo (ALT), será instalada em sessão solene neste dia 29 de outubro, sábado, às 20h, no Salão de Inverno do Olinda Park Hotel, com a presença de autoridades, dirigentes de instituições culturais de todo o Paraná e convidados especiais dos acadêmicos.
Entre as autoridades convidadas estarão o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários municipais e veículos de Comunicação Social, de Toledo e cidades vizinhas.
Na sessão solene, haverá vestimenta de pelerine, entrega de diplomas, juramento e manifestação do orador da turma, pelos 22 acadêmicos, posse da primeira diretoria, discurso do presidente da ALT e saudação de autoridades e visitantes.
Após, acontecerá a entrega de títulos de sócios beneméritos a pessoas que vêm apoiando a instituição e prestação de homenagens a dirigentes de entidades visitantes. A noitada será encerrada com cumprimentos de padrinhos de acadêmicos, jantar de confraternização e exposição de livros e poemas de autores filiados à ALT.
A Academia é instituição apartidária, independente, democrática e desvinculada de interesses ideológicos, classistas, pessoais, raciais, religiosos e econômicos, entre outros. Entre suas finalidades estão o cultivo, estudo, preservação e divulgação do vernáculo e da literatura, em seus aspectos científico, histórico, literário e artístico.
A ALT reúne escritores, poetas, professores, intelectuais e apreciadores da literatura e cultura em geral, da cidade e municípios vizinhos e apóia e participa de iniciativas destinadas ao desenvolvimento cultural e social do município e região, através da edição de publicações, organização de eventos e promoção da obra dos acadêmicos.
O brasão da ALT tem as cores verde, preta, vermelha e dourada e seu lema é “Lectio Humanitatem Gerit”, que em Latim significa Leitura Gera Humanidade. A cadeira acadêmica é considerada prêmio para a produção e/ou bagagem literária ou artística diferenciada e de conhecimento público de seu titular.
A criação da ALT contou com apoio decisivo do Clube da Poesia de Toledo, pois a formalização da instituição estava entre suas metas desde a fundação, em 27 de agosto de 2007. O clube hoje conta com participação de mais de 50 poetas de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.
As primeiras reuniões da ALT foram realizadas na Casa da Cultura , mas em agosto último a entidade fixou sede na Galeria Cultural e Esportiva de Toledo, dividindo espaço com a Associação Esportiva e Cultural Ouro e Prata, o que lhe permite a ampliação de atividades, como na realização de cursos e palestras sobre literatura.

Comissão Provisória de Constituição da ALT
Desde cinco de julho último, a instituição vem sendo administrada por comissão provisória, que neste período elaborou e aprovou Estatuto Social. Regimento Interno, brasão, lema, acadêmicos fundadores da entidade e de suas primeiras 22 cadeiras e elegeu sua primeira diretoria efetiva.
Para isso, buscou e obteve orientação e apoio da entidade madrinha, a Academia Cascavelense de Letras (ACL), de Cascavel, cujo presidente, Antonio de Jesus, irá oficializar a sessão solene de 29 de outubro, com instalação da ALT e posse de seus primeiros acadêmicos e dirigentes efetivos.
A comissão provisória tem a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz ; vice-presidente, Antonio Ruiz Marques; secretária, Neida John Pitt; tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro. A Comissão Especial de Organização da Cerimônia de Instalação da ALT é presidida por Luiz Alberto Martins da Costa e integrada por Helga Ivoní Viezzer e Lucrecia Welter Ribeiro.

Cadeiras, fundadores e patronos
Cadeira 1: fundador poeta Lucas Felipe Batista Bispo, patrono o poeta Vinícius de Morais; Cadeira 2, fundador escritor e poeta Antonio Ruiz Marques, patrono escritor Francisco Xavier; Cadeira 3, fundador professor e jornalista Pitágoras da Silva Barros, patrono escritor e historiador Oscar Silva; Cadeira 4, fundador escritor Bruno Marcos Radunz, patrono escritor Moacyr Scliar; Cadeira 5, fundador escritor, poeta e jornalista Luiz Alberto Martins da Costa, patrono escritor Érico Veríssimo; Cadeira 6, fundador escritor, historiador e publicitário Vítor Beal, patrono padre Antônio Patuí; Cadeira 7, fundador professor e jornalista Valdir José Pagliarini; patrono poeta Carlos Drummond de Andrade; Cadeira 8, fundadora poeta Helga Ivoní Viezzer, patronesse pioneira e escritora Ignez Ruaro; Cadeira 9, fundador professor e escritor Miguel Campos Sepúlveda, patrono escritor Paulo Reglus Neves Freire; Cadeira 10, fundadora poeta Neida John Pitt, patrono escritor Edílio Ferreira; Cadeira 11, fundadora professora e poeta Edy das Graças Braun, patronesse professora e poeta Otília Stédile; Cadeira 12, fundador professor, escritor e historiador Rubens Bragagnollo, patrono escritor Graciliano Ramos; Cadeira 13, fundadora professora e poeta Ana Welter, patrono pioneiro e poeta Reinaldo Steudel; Cadeira 14, fundadora professora e poeta Míriam Krenczynski, patronesse Irmã Veronica Baby Sawtczuk; Cadeira 15, fundador professor e poeta Luiz Carlos Salamí , patrono poeta Mário Quintana; Cadeira 16, fundador escritor e historiador Ondy Hélio Niederauer, patrono historiador Wilson Carlos Kuhn; Cadeira 17, fundadora poeta Lucrecia Welter Ribeiro, patrono pioneiro Ivo Welter; Cadeira 18, fundador professor e escritor Marcelo Grondin Nadon, patrono escritor e hstoriador Ruy Christovam Wachowicz; Cadeira 19, fundadora professora e escritora Moema Libera Viezzer, patronesse escritora Deonísia Gonçalves Pinto (Nísia Floresta Brasileira Augusta); Cadeira 20, fundadora professora e poeta Juraide de Fátima Alves Rodrigues, patronesse poeta Helena Kolody; Cadeira 21, fundadora poeta Malgarete Justina Frasson, patronesse poeta Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina); e Cadeira 22, fundadora professora e escritora Luiza de Sá Moreira, patrono professor e escritor Mílton Santos .

Primeira diretoria da ALT
Eleita em 17 de outubro de 2011, a primeira diretora efetiva da ALT, que será oficialmente empossada neste dia 29 de outubro, com mandato de um ano, tem a seguinte composição: presidente, Bruno Marcos Radunz; 1º vice-presidente, Luiz Alberto Martins da Costa; 2ª vice-presidente, Helga Ivoní Viezzer; 1ª secretária, Neida John Pitt; 2ª secretária, Juraide de Fátima Alves Rodrigues; 1ª tesoureira, Lucrecia Welter Ribeiro; 2ª tesoureira, Luiza de Sá Moreira; conselheiros de Ética titulares, Antonio Ruiz Marques, Vítor Beal e Valdir José Pagliarini; conselheiros de Ética suplentes, Luiz Carlos Salami, Marcelo Grondin Nadon e Moema Viezzer; oradores, Miguel Campos Sepúlveda e Pitágoras da Silva Barros; declamadoras, Edy das Graças Braun e Malgarete Justina Frasson; e diretor de Biblioteca, Lucas Felipe Batista Bispo.

______________________________________________

Sarau do Clube da Poesia superlota Biblioteca Municipal

Cerca de 100 pessoas, entre poetas, escritores, professores, estudantes, familiares e convidados, participaram do Sarau do 4º Aniversário do Clube da Poesia de Toledo e superlotaram as dependências da Biblioteca Pública Municipal, na noite de sábado, dia 24 de setembro.
Crianças fazem apresentação no Sarau de Poesias
O evento comemorativo ao seu aniversário iniciou com Recital de Poesias a cargo de alunos da Escola Estadual Jardim Gisela e das Escolas Municipais Norma Belotto e Borges de Medeiros, em trabalho idealizado e coordenado pelas professoras Rosa Cervo e Oni Barbieri, respectivamente.
As apresentações reuniram cerca de duas dezenas de estudantes, de quatro e 15 anos de idade, muitos quais recitando poemas de sua própria autoria. Os pequenos poetas da Escola Municipal Norma Belotto também apresentaram Varal e distribuíram marcadores de páginas com seus poemas. A interpretação dos versos incluiu a caracterização de diversos dos declamadores mirins.
Em seguida houve apresentações da Escola de Dança Lílian Moema e do jovem músico Pedro Henrique Viezzer Della Costa, de 13 anos de idade que, ao violão, interpretou diversas canções de sua autoria.
O Varal de Poesias do clube contou com dezenas de pequenos banners, com poemas e pequeno currículo dos associados, além de banner especial, com homenagem à saudosa professora e poeta Otília Stédile, falecida em 12 de agosto último. A poeta Helga Viezzer recitou dois poemas de Otília. A mãe da homenageada, Ema Simionatto Stédile, além de outros familiares e amigos, estiveram presentes.
O poeta mais idoso a se apresentar foi Eugênio Rigon, com 88 anos de idade, que declamou poema de sua autoria em italiano. As homenagens aos dirigentes e associados foram prestadas pelas madrinhas do clube, Nancy Futagami e Bernardete Barth Calleya, com destaque às suas contribuições para o desenvolvimento das atividades e fortalecimento da entidade e entrega de flores a todos os presentes.
No final, houve o lançamento do 11º livro do escritor e poeta Luiz Carlos Salamí, integrante do clube e residente em São Pedro do Iguaçu. Sob o título Dom Quixote, a obra reúne quase 170 poemas, sobre os mais variados temas.
Ele já havia lançado 10 livros, dos quais sete de poesias e três de autoajuda. O autor, sob o pseudônimo de Palmares, em 2002 conquistou o 1º lugar no Concurso de Poesias da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, competindo com autores de países do Mercosul.
Em 2009, obteve também o 1º lugar do Concurso Servir com Arte, do Governo do Estado, abrangendo os gêneros conto, poesia e fotografia. Venceu na categoria poesia, com o poema “Dom Quixote”. A poesia premiada deu nome à obra lançada na noite de sábado.
A grande ausência foi da presidente do clube, professora e artista plástica Edy das Graças Braun, devido a acidente de trânsito sofrido pelo filho Adriano Braun na noite anterior, no qual sofreu diversos ferimentos. Ela foi representada pelo filho Lucas Braun.
A coordenação das apresentações coube à poeta Malgarete Frasson e entre as presenças destacadas estiveram a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche de Souza, o poeta Jefferson Dieckmann, de Curitiba, as madrinhas do clube, Nancy Furagami e Bernardete Barth Calleya, além de professores, estudantes, familiares e convidados.
No aniversário, rosas são distribuídas aos integrantes do Clube da Poesia
O Clube da Poesia foi criado em 27 de agosto de 2007 e atualmente conta com cerca de 50 associados, entre poetas, escritores, professores e apreciadores da poesia de Toledo, Cascavel e São Pedro do Iguaçu.
_______________________

Toledo na posse de nova direção da Academia de Letras de Paranavaí

Mais de 100 pessoas, entre autoridades, escritores, poetas, acadêmicos e convidados de todo o Paraná, participaram da sessão pública de transmissão de cargos e posse de novos dirigentes da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap), realizada na noite de sábado, 20 de agosto de 2011, na Casa da Amizade, daquela cidade.
Entre as instituições representadas na solenidade estiveram as Academias Paranaense de Letras, de Poesia do Paraná e de Letras de Maringá (madrinha da Alap), Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Umuarama, Cascavel e Toledo, esta ainda em formação.
Na cerimônia, o advogado e escritor Renato Benvindo Frata transmitiu o cargo de presidente, simbolizado por galões dourados na pelerine, ao jornalista e escritor Francisco Antonio Lopes Ramos, enquanto a jornalista e escritora Cristina Leite Gottens, permaneceu na vice-presidência.
A sessão festiva foi aberta com introdução da bandeira da Alap no recinto, seguida da primeira apresentação de seu hino em solenidade oficial, pela Orquestra de Sopro e Coral Viva Voz, ambos da Fundação Cultural de Paranavaí.
Após a transmissão dos cargos, Frata falou dos desafios da constituição da Alap, iniciada em 2004, quando foi recebida proposta de Túlio Vargas, então presidente da Academia Paranaense de Letras.
A primeira reunião, com participação de 12 fundadores, aconteceu em 2006, mas somente em maio de 2007 a instituição foi fundada oficialmente.
A instalação ocorreu em agosto de 2009, com a eleição e posse da primeira diretoria, com mandato de dois anos. Nesse período, a Alap participou de eventos no Paraná, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e também no México.
A principal dificuldade, segundo ele, foi a falta de recursos e de leis próprias de incentivo fiscal, para a obtenção de recursos para edição de livros e organização de eventos culturais.
Frata também coordenou a criação e oficialização de símbolos da instituição, como bandeira, brasão e hino, além de haver obtido a declaração da Alap como entidade de utilidade pública municipal, através da Lei 111/11, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionada durante a solenidade pelo prefeito, Jorge Lorenzetti.
Ele também agradeceu apoio do secretário de Estado da Cultura, jornalista Paulino Viapiana, presente à cerimônia, na liberação de recursos para publicação de livro de autor local. Pela sua atuação, Frata foi agraciado com os títulos de sócio benemérito e presidente de honra da Alap.
A escritora Rosa de Oliveira, presidente da Academia de Poesias do Paraná, que residiu em Paranavaí até 1979, recebeu diploma de associada correspondente em Curitiba. A escritora e acadêmica Cleuza Cyrino Penha, o diploma e foto de associada benemérita. O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana e o prefeito Rogério Lorenzetti, diplomas de membros honorários.
O novo presidente, Francisco Ramos, afirmou que suas principais metas para a gestão 2011/2013 são as conquistas de sede própria e da condição de entidade de utilidade pública estadual, contando com o apoio de representantes da região na Assembléia Legislativa.
A solenidade foi encerrada com apresentação do grupo Gralha Azul, distribuição de publicações e jantar festivo. Entre outras autoridades e instituições presentes, estiveram prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes de núcleos regionais de secretariais estaduais, de universidades, de clubes de serviços e de veículos de comunicação da região, bem como líderes religiosos.
A comitiva do Oeste do Paraná esteve formada pelo presidente Antonio de Jesus e acadêmico Claiton Costa, da Academia Cascavelense de Letras e futuros acadêmicos Antonio Ruiz Marques, vice-presidente da Comissão de Constituição, e Luiz Alberto Martins da Costa, da Academia de Letras de Toledo.


_____________________________________________________


NOTÍCIAS ANTERIORES DO CLUBE DA POESIA

Passou mais um Natal, espero que tenha sido excelente para você e sua família. O importante pra gente é que ficam os poemas do Clube da Poesia de Toledo. Se você ainda não leu, acompanhe os versos de Helga Viezzer, Mariza Manesco Cardoso, Antonio Ruiz Marques, Malgarete Frasson, Lila Dantas, Lucas Felipe Batista Bispo, Luiz Alberto Martins da Costa, Rosa Cervo e Silvana Martines.
Aprecie e divulgue a cultura toledana. Envie para seus contatos, divulgando os poemas e, é claro, também o Blog.

Natal de todos os dias!

O Natal chegou,
A minha rua iluminou.
As pessoas se abraçam,
Se imanam,
Se entrelaçam.

Começou a arrumação,
A cidade está cheia de decoração,
As casas na maior badalação.

E com ele revivemos a alegria,
Que contagia, nos enchendo de magia,
Que chega a ser até terapia.

Mas por que, tudo isso só acontece no Natal?
Se eu pessoa, sou poesia,
Beleza,
Leveza,
Proeza?

Quero sim, um Natal de todos os dias,
Sem sofrimento, sem lamento,
Sem pobreza e sim, riqueza.

Quero um Natal imaculado,
Que todos ao meu lado,
Tenham direito a luzes que brilham,
Vozes para cantar e falar,
Comida para saborear.
Quero um Natal
Grandioso,
Piedoso.
Quero Natal de todos os dias.


Silvana Martines
Clube da Poesia de Toledo – Natal de 2010


Natal na linguagem do desejo!

E se Jesus viesse nascer em nossa cidade,
Onde encontraria hospedaria?
Na Fazenda Esperança?
No orfanato?
Ou na Casa de Maria?

Não! Talvez esses lugares seriam de pouca valia
Para dar abrigo ao Rei,
Nascido da Virgem Maria!

Ah! Quem sabe na Prefeitura
Um lugar o acolheria
E o primeiro escalão
Com muito orgulho diria,
Entre Sr. José,
Vem Sra. Maria,
Aqui tem atendimento
E é grande nosso contentamento!

E seriam gentilmente encaminhados
Ao chefe de Gabinete,
Para resolver a situação,
Aí estaria a melhor solução!

Logo começariam as contrações
E o José muito atento,
Com toda a propriedade
Chamaria a ambulância
Para levá-los à melhor maternidade!

Onde médicos e pediatras,
Com antecedência avisados,
Esperariam de avental branco,
Devidamente uniformizados,
Para o dar o melhor atendimento
Naquele momento!

E o pai do Menino?
Sim, poderia fazer o acompanhamento.

E a Virgem tão bela, serena, morena,
Parecendo a corajosa Iracema
Tudo suportaria...
E de parto normal nasceria
Como o Menino merecia
Anunciando o grande dia!

Tudo assim tão gratuito,
Um presente do céu viria
Abençoar a cidade
E a todos causar alegria!

As igrejas suntuosas
Seus sinos entoariam.
Sete notas musicais
Anunciando aos transeuntes
Uma canção de ninar,
Pois o Rei digno de louvor
Acabara de chegar!

Seria uma grande festa
Com fogos de artifício,
Para mostrar a Toledo
O quanto seria bem quisto
Deus Menino, Jesus Cristo!

No centro da cidade,
Aquela correria
Para comprar os presentes.
Filas em joalherias, perfumarias...
E nas lojas de João e Maria!

Dos mais ricos aos mais pobres,
Mantos e roupinhas fofinhas,
Azuis e amarelinhas,
Muitas, Ele receberia!

Mas qual seria a origem
Do filho de José e Maria?
Carpinteiro ou pedreiro?
Descendente de mineiro?
De trabalhador bóia- fria?
Ou do dono da Sadia?

Bem, Ele nasceria,
Saudável e inteligente,
Pra mostrar à nossa gente
A que fomos chamados!

Para amar e ser amados
E vivermos lado a lado,
Sem descontentamento
Então o Natal seria
De amor e fraternidade!

De verdadeiros sentimentos
E assim humanizados,
Viveríamos sossegados,
Menos estressados!
Trabalhando com amor
Pois a força necessária
Viria do nosso Senhor,
O filho do Criador!

E o Natal se repetiria
Dia e noite,
Noite e dia,
A cada gesto de atenção
O bem buscaria a sabedoria!

E muitas pessoas contariam
Com a ciência, razão e emoção.
Uns nos outros encontrariam
Amor e doação!

Rosa Cervo
Clube da Poesia de Toledo - Natal 2010


Presentes natalinos...

Nos festejos do próximo Natal,
Vou inovar em meus presentes.
Considerando seu valor sentimental,
Sempre maior e bem mais consciente!

Posso até usar o pacote convencional,
Mas seus enfeites serão mais eloqüentes.
Vou dar amor, um bem tão essencial,
Do qual somos todos tão carentes!

Procurarei sempre algo muito especial,
Cujo destinatário espera ansiosamente,
Como convém a um poeta e sentimental!

Começarei pela lembrança dos ausentes,
No lugar de coisa passageira e material,
Vou distribuir esperança à minha gente!

Luiz Alberto M. da Costa
Clube da Poesia de Toledo – Natal 2010


Ao Natal sentido...

No Natal vejo a esperança,
Em tudo lembro o que vivi
E a alegria logo avança,
Mesmo vendo erros que cometi.

A paz assim me entrança,
Em que percebendo me iludi,
Tendo a buscar confiança,
Em realidade essa que me vi.

Do sem medo à indiferença,
Que sendo venho acometido,
Saída mera da descrença.

Onde meio, ando perdido,
Mas, tal esperança é imensa
E tornando vou-me destemido!

Lucas Felipe Batista Bispo
Clube da Poesia de Toledo – Natal 2010


Natal de Jesus!

Que bom seria!
Se lembrássemos só o aniversariante!

Que o presente maior
Fosse o amor!
Paz, compreensão,
Felicidade, aceitação...
Presenteando a todos igualmente
Irmãos em Cristo
Filhos do mesmo Pai.

Que bom seria!
Se lembrássemos só o aniversariante!

Na comunhão fraterna
Querendo a todos bem.
Distribuindo sorrisos,
Levando esperança,
Palavras amigas,
Força, coragem...
Em apertos de mão.

Que bom seria!
Se lembrássemos só o aniversariante!

Não somente Papai Noel,
Arvore de Natal, guirlandas...
Luzes em profusão,
Festas em demasia.
Não houvesse correria,
Comércio, lojas cheias,
Dívidas, estresse...

Que bom seria !
Se lembrássemos só o aniversariante!

Presentes só de bondade,
Carinho, amizade...
Unidos em oração.
Deixar Jesus nascer
Todos os dias em cada coração.
Conosco permanecer
Nós sentindo a fé crescer...

Que bom seria!
Se lembrássemos só o aniversariante!
Jesus!

Lila Dantas
Clube da Poesia de Toledo – Natal de 2010



Presente de Natal!

Tempos únicos aqueles
Dos Natais de minha infância.
Muita história se ouvia
Pela chegada de tão importante festança.

Era grande a espera
Pela vinda daquele bom velhinho,
Que traria esperança de uma nova era
Mas também muitos chocolatinhos.

A preparação para o grande dia
Trazia muitas coisas a fazer,
Provocando uma alegre folia
E tudo feito com muito prazer.

Um tempo especialmente amoroso
Onde tudo se transformava em magia.
Nos corações crescia um sentimento bondoso,
Rodeado de pureza, encantamento e alegria.

Neste Natal decidi atender
O desejo da minha criança interior.
Pedi um pacote com muitos presentes,
Com humildade e amor.

Em primeiro lugar para as crianças
Entreguei um protetor amoroso.
Nenhuma violência e um lar bem quentinho
Num mundo feliz e carinhoso.

Não esqueci de uma boa escola
Para muito conhecimento receber.
Sabedoria para não viver de esmola
E muitos bons frutos colher.

Para os adultos muito discernimento
No trabalho, no trânsito e no lar.
Um pacote bem grande de entendimento
Para a vida sempre melhorar.

Para o planeta e todos os seus reinos
Supliquei aos anjos protetores,
Uma sacola infinita de perdão
Por tanto descaso e horrores.

Especialmente para o reino animal
Pedi muita compreensão contra a violência.
Entendimento da importância fundamental
Dos animais para a harmonia da existência.

Meu último presente de Natal
Entrego especialmente a você,
Muita consciência da importância de toda vida
Para o planeta sobreviver.

Malgarete Frasson
Clube da Poesia de Toledo - Natal de 2010


Natal, Jesus e humanidade!

Somos um povo sorridente e feliz,
Por sermos filhos de Deus e cristãos.
Não há maior amparo ao filho infeliz,
Do que a mão bondosa na hora da solidão.

Natal marca a chegada vibrante do fim do ano.
De janeiro a dezembro marcam os contextos,
Das horas infindas, dos dias e dos meses do ano,
Bifurcando as alegrias, sucessos e acontecimentos.

As quatro estações acontecem durante o ano,
Trazendo momentos felizes e funestos,
Mas as alegrias sobressaem sem engano,
Enchendo a alma de lindos e vastos contentos.

Não há o que pague neste mundo ser cristão.
Neste labirinto tumultuado somos divididos,
Desde que o mal nasceu na era da Eva e Adão,
Mas na divindade nos tornamos valentes soldados.

Na conquista da benevolência nos dedicamos,
Olhamos com amor e carinho nossos irmãos,
Sempre na profundeza das preces clamamos,
O melhor possível para nós e para os cristãos.

Jesus é venerado com fervor na Era Cristina.
Ele nunca deixou de retribuir com atenção,
As preces rezadas na fé, confiança e disciplina,
A favor das inúmeras criaturas de grande coração.


Antonio Ruiz Marques
Clube da Poesia de Toledo – Natal 2010



É Natal!

Cores no ar...
Vitrine decorada,
Papai Noel na rua,
no shopping,
na praça.
É Natal!
Ho... Ho... Ho...
Outro dia
eu não acreditava
e ele existia...
Presente especial,
emoção da vida.
É Natal!
Cores no ar...
Verde,
Vermelho,
Branco.
Vem Toledo mostrar
E o Menino Deus
seu povo abençoar.
É Natal!

Helga Viezzer
Clube da Poesia de Toledo – Natal de 2010





Natal: Apenas mais um Natal...!

Mais uma vez é Natal!
A esperança toma conta de nossos corações: há enfeites por todos os lados, nas casas, nas portas, nas ruas, nas lojas. Tudo está tão lindo! É Natal!
Esperamos o nascimento do Senhor Jesus com tudo limpo, organizado, enfeitado e muitos, mas muitos presentes, para todos!
Presentes? Porque presentes? Ora, Jesus nasceu, temos que presentear, tem que comemorar!
Quem ganhará os presentes? Jesus? Não!
Amigos, filhos, parentes, vizinhos, crianças...
Todos?
Não, nem todos... O Natal das festas e dos brilhos não é para todos...
Esse é o Natal artificial, o Natal do comércio, o Natal das vendas volumosas... O Natal do supérfluo!
Porque damos cestas de Natal para os mais necessitados? Apenas no Natal? Por quê?
Natal seria se isso acontecesse todos os dias do ano... E não apenas no Natal...
Natal sem fome... Apenas um dia... Contra todos os outros dias com fome...
Natal verdadeiro é aquele em que Jesus nasce mais uma vez em nossos corações e um sentimento nasce junto com ele, o de ajudar, colaborar, ser mais justo com todos e não somente nesse dia, mas todos os dias do ano!

Mariza Manesco Cardoso
Clube da Poesia de Toledo – Natal 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário