Apresentado na última sexta-feira (18/03), na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 703/2011 prevê a proibição da publicidade de bebidas alcoólicas. Se aprovada, a medida contribuiria diretamente para diminuir o consumo e como forma de prevenção das graves consequências do abuso de bebida, associado a fatores ambientais, como a disponibilidade das bebidas, o preço acessível e a publicidade do álcool.
No Brasil, observa-se uma grande diversidade de estratégias de publicidade de bebidas alcoólicas, principalmente de cerveja, em todos os períodos da programação de TV. O uso de figuras públicas, em especial jogadores de futebol, e a ideia de beleza e sucesso associadas ao consumo de álcool colabora para reforçar uma concepção equivocada que vê a bebida alcoólica como algo indissociável da organização social e cultural do país.
Segundo a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), além do estímulo, esse tipo de publicidade tem forte apelo entre os jovens. Prova disso, é que a maioria das propagandas de bebidas alcoólicas acontece durante programas esportivos, com ao menos 10% de audiência de adolescentes. (Assessoria de Imprensa Abead)
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