quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Essa é para as blogonautas! Amamentação é indispensável para saúde do bebê

Estamos na Semana Mundial da Amamentação (1º a 7/08). O Ministério da Saúde informa que no Brasil, apenas 41% das crianças menores de seis meses têm no aleitamento materno um alimento exclusivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal que 90% a 100% das crianças nessa faixa etária recebem exclusivamente o leite materno.

Alô mamães blogonautas que estão amamentando:
Foto: Antonio Cruz/ABr
- O aleitamento materno é a mais antiga estratégia natural de vínculo, proteção e nutrição para a criança. Constitui a mais econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os seis meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão. Funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.
- Para as mães, o ato de amamentar ajuda na perda peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. Também reduz o risco de diabetes, de câncer de mama e de ovário.
- Não amamentar pode significar sacrifícios para uma família com pouca renda. Em 2004, o gasto médio mensal com a compra de leite para alimentar um bebê nos primeiros seis meses de vida no Brasil variou de 38% a 133% do salário-mínimo, dependendo da marca da fórmula infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário